domingo, 25 de janeiro de 2009

Há dias e dias...

Até agora, as nossas caminhadas até à escola levavam-nos a algumas reuniões com coordenadores e professores. Esta semana foi diferente, já começaram as aulas a rotina e os horários para cumprir. Na terça-feira tive a primeira aula de Intercultural Studies: Indigenous Peoples, esta é uma cadeira que demonstra ser de grande interesse, para além de algumas visitas de estudo que iremos realizar, iremos abordar alguns conceitos de interculturalidade e povos indígenas. Temos também trabalhos de grupo, em que o melhor foi termos de ficar misturados consoante o nosso país, para que haja uma maior partilha e uma maior riqueza e diversidade cultural. A disciplina de Parenting around the world, foi uma surpresa para mim. Esta é uma cadeira feita à distância via Internet e toda com base na leitura e discussão de um livro. Mais uma vez, uma cadeira interessantíssima que irá abordar temas bastante actuais na nossa sociedade. Para esta cadeira tive que comprar o livro “Multicultural Psychology- understanding our diverse communites”, quem estiver interessado pode dar uma espreitadela na internet. Quanto ás aulas de sueco, estas também já começaram, confesso que não me tornei fã. É uma língua que não é fácil, e para nós portugueses a pronuncia é muito difícil. Mas já aprendi algumas frases como: Jag heter Raquel Jag är fran Portugal ach Jag bar i Mafra – Eu sou de Portugal e vivo em Mafra Jag studerar pedagogik for döva – Eu estudo educação para crianças surdas. Mas o melhor acontecimento da semana, foi na quinta-feira de manhã. Eram oito e dez quando eu a Magas e a Sofia saímos de casa e pedalamos em direcção à escola, tínhamos encontro marcado com a coordenadora ás oito e meia. Getzi, a coordenadora aguardava-nos no seu gabinete para partirmos então até Vänersborg, uma pequena cidade que fica situada à beira do maior lago Sueco. É em Vänerborg que se situa uma das 5 escolas existentes para surdos, esta, acolhe crianças do pré-escolar ao 10º ano e a língua gestual é uma constante. Nesta escola, todos têm formação em língua gestual, desde a senhora que trabalha na recepção às senhoras que trabalham na cozinha do restaurante. Fiquei realmente entusiasmada com tudo o que vi, com tudo o que é proporcionado a estas crianças e adolescentes. A escola é enorme, tem dormitórios (os quais ainda não visitámos), salas de aula, de artes plásticas, biblioteca, salas de computadores, salas de físico-química e biologia (onde eles fazem experiencias), a sala das cozinhas onde aprendem a cozinhar, carpintaria, sala de tecelagem, restaurante… esta escola é um verdadeiro mundo. Mas o que mais me impressionou foi a aula de dança, aí até as lágrimas me vieram aos olhos. É inexplicável o que senti, mas a vontade era de não sair mais dali. Tivemos cerca de duas horas na escola, conhecemos os espaços vimos algumas crianças e tomemos conhecimento da história desta instituição. Agora é só esperar que comece a prática, confesso que estou ansiosa.

O carrinho da Universidade que nos levou até Vänersborg

Vänerskolan em Vänersborg

1 comentário:

  1. olaaaaaaaa......minha mana linda:D

    tou a ver k as coisas t estão a correr muito bem...fico feliz por saber isso.

    beijos de saudades

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